Manejo integrado de pragas: Veja como fazer!

Como fazer o manejo integrado de pragas O manejo integrado de pragas tem sido importante para a agricultura no País. Essa técnica promove a sustentabilidade da produção agrícola e combate várias pragas. No Brasil, por exemplo, há muitas ameaças fitossanitárias presentes nas lavouras. Portanto, combatê-las significa impedir prejuízos aos agricultores e proporcionar uma lavoura de.

10 de dezembro de 2021 às 11h46

Como fazer o manejo integrado de pragas

O manejo integrado de pragas tem sido importante para a agricultura no País. Essa técnica promove a sustentabilidade da produção agrícola e combate várias pragas. No Brasil, por exemplo, há muitas ameaças fitossanitárias presentes nas lavouras.

Portanto, combatê-las significa impedir prejuízos aos agricultores e proporcionar uma lavoura de soja saudável e produtiva. No entanto, como fazer o manejo integrado de pragas? Continue a leitura do nosso post para descobrir!

O que é o manejo integrado de pragas?

O manejo integrado de pragas (MIP) mantém as pragas abaixo do nível de dano econômico. A medida é indicada quando a praga atinge o nível de controle, também conhecido como menor densidade populacional da praga.

Um exemplo é uma população de insetos que se encontra na soja. Quando ela está abaixo do nível de controle, ela está em nível de equilíbrio. Essa ideia foi instituída nos anos 60 pelos cientistas que estudaram o controle de ácaros, doenças, insetos e plantas daninhas nas lavouras.

Quais as vantagens do manejo integrado de pragas?

Confira as principais vantagens do manejo integrado de pragas:

  • evita a resistência das pragas;
  • ajuda na manutenção do ambiente de produção;
  • melhora a eficiência do controle das pragas;
  • reduz a contaminação do solo;
  • reduz os custos com a plantação.

Como fazer o manejo integrado das pragas?

Veja como se preparar para fazer o manejo integrado de pragas:

Conheça o histórico da área

É importante conhecer a área que você deseja plantar a soja. Para isso, faça um levantamento e veja quais as pragas são mais frequentes no local e quais podem causar mais prejuízos à sua safra.

Faça o controle cultural

O controle cultural aumenta a produtividade na lavoura de soja. Ele é feito da seguinte forma: você escolhe uma semente de qualidade e investe em uma boa irrigação. Assim, elimina os restos culturais e as plantas hospedeiras dos insetos-pragas.

A técnica é usada como prevenção, independente se há ou não pragas na lavoura. Ela também reduz as pragas e evita que ocorra aumento da população na entressafra. Portanto, entre os principais métodos de controle populacional podemos citar:

  • poda;
  • rotação de culturas;
  • época certa para o plantio e para a colheita da soja;
  • adubo e irrigação corretos;
  • plantio direto.

Invista no controle comportamental

Os feromônios são excelentes para mudar o comportamento das pragas e reduzir a população. Por isso, eles devem ser usados no manejo integrado de pragas. Além disso, essa técnica confunde os insetos na hora do acasalamento.

Tenha um controle biológico

Fazer o controle biológico significa ter bons resultados no controle de pragas. Você pode conservar os inimigos naturais presentes na área e usar organismos fornecidos por biofábricas.

Invista em controle químico

O manejo integrado de pragas pode ser realizado por meio do controle químico. No entanto, isso deve ser feito de forma equilibrada, racional e com produtos indicados para a cultura da soja.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre manejo integrado de pragas, saberá como cuidar da sua plantação de soja e assim assegurar a qualidade dos grãos, não é mesmo? Afinal, quanto mais você produz de forma consciente, mais terá grãos saudáveis!

E então, já que você já sabe sobre uma das principais práticas que auxiliam o produtor na missão de cultivar alimentos no País, que tal conhecer o portfólio da Corteva e levar as melhores soluções para o cultivo da sua lavoura? Acesse o link e confira os nossos produtos!